quarta-feira, 25 de maio de 2011

Don Frutos em buena companhia*


Foto de Alexandre Schlee Gomes
.
        Foi divulgada ontem a relação dos finalistas ao Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa - 2011. Obras dos escritores portugueses Gonçalo M. Tavares, Inês Pedrosa, João Tordo, E. M. de Melo e Castro, do angolano José Eduardo Agualusa e dos brasileiros Adélia Prado, Cristóvão Tezza, Dalton Trevisan, Aldyr Garcia Schlee (Don Frutos, Editora ARdoTEmpo), João Gilberto Noll, Marina Colasanti, Carlos Heitor Cony, Mariana Ianelli, João Paulo Cuenca, Lourenço Mutarelli estão entre os 50 finalistas do Prêmio nas diversas categorias.
       Foram escolhidos entre as 380 obras selecionadas de um total de 420 inscritas. Uma nova relação de dez finalistas será divulgada em setembro.

*Publicado originalmente no velhaguardacarloskluwe.blogspot.com

Um comentário:

  1. "Discutíamos", dia destes, se o 'Don Frutos' (não obstante a incomparável qualidade da escrita do Schlee) conseguiria ultrapassar os limites do entendimento dos 'iniciados' (ainda que minimamente) nessa espécie de "literatura de fronteira" (quem foi Rivera? e Lavalleja? onde viviam os Charruas? onde fica Jaguarão?).
    Alguém chegou a sugerir um glossário que pudesse explicar um pouco mais (do que o próprio texto diz) de tudo isso para o leitor.*
    Quanta ignorância a nossa. Quando é que vamos aprender que as histórias bem contadas não têm fronteiras e a literatura é (e será sempre) universal?
    Só não peço perdão ao mestre Aldyr porque "discuti-lo" (como fazemos) é sempre um enorme prazer e a gente não deve pedir desculpas pelos prazeres da vida. Ou deve?
    Abraços.
    * Eu mesmo leio e releio o Don Frutos sempre acompanhado do "Ensayo de Historia Patria", por H. D. (existem diversas edições - de 1925 até 1945, no mínimo), sugestão que estendo aos leitores que porventura puderem encontrar o pequeno-grande livrinho uruguayo.

    ResponderExcluir