quinta-feira, 19 de maio de 2011

Bombar... quê?

NINGUÉMCONHEÇOQUETOQUEBOMBARDINO
       Minha filha anda com vontade de aprender a tocar um instrumento musical. Não sabe qual.
       Durante um almoço o assunto veio à mesa. Ela pediu nossa opinião (minha e da Fernanda) a respeito. Nem sei por que, sugeri, de pronto: "bombardino!".
       "Bombardino, pai? O que é isso?"
       Quando expliquei a ela, na verdade me equivoquei: descrevi-lhe o que acho, agora, tratar-se de uma tuba (aquele instrumentão cromado, de sopro, que sempre é tocado por um cara gordão, vai lá no fundão da banda e que faz um som grave e esquisito, algo como "fonf, fonf, fonf...".
       Depois, durante a noite, acabei perdendo o sono e o tal do bombardino me voltou à cabeça. Constatei no escuro silencioso: "não conheço ninguém que toque bombardino". Bah, que coisa!
       Na manhã seguinte minha primeira tarefa foi pesquisar sobre o tal. Encontrei, no Aurélio, a definição e, através do Google, diversas imagens do -  já próximo -  dino (que também atende por bombardão). É um baixo de sopro, com canos volteados, pistões e cornetão voltado para cima. Grandão, mas bem menor que a tuba  (sua prima).
colagem do degas
       Para por aí? Não! Hoje, no carro, colocando o CD Refazenda (maravilhoso disco do Gilberto Gil) descobri no encarte, casualmente, que na faixa 5, Jeca Total, Luiz Paulo toca bombardino! Quem será Luiz Paulo? Se conhecesse esse cara (que nem sobrenome tem!), conheceria alguém que toca bombardino...

Nenhum comentário:

Postar um comentário