quarta-feira, 27 de abril de 2011

Dia do Goleiro

         Ontem, 26 de abril, foi "comemorado" o Dia do Goleiro. Na verdade eu nem sabia que existia uma data "consagrada" aos goal keepers, mas, aproveitando a oportunidade, resolvi homenagear essa raça que trabalha onde não cresce grama. Elegi, então, os "10 maiores de todos os tempos".
          Vamos lá: Lev Yashin, Gordon Banks, Sepp Mayer, Georgio Geóvio (na foto), Suli Cabral Machado, Sérgio Furtado, Gilberto Pires, Mauro Caetano, João Luis Tegon e Osvaldo Moacir Rolin. 
          Alguém discorda? Cartas à redação.

5 comentários:

  1. Bem, os melhores que eu e vi jogar foram Gylmar, Gainete, Oscar Urruty, Manga, Higuita, Pffaf, Dino Zoff, Mazurkievski, Fillol e o João Luís - o de "85", hehehe.

    ResponderExcluir
  2. Aldyr.
    Fui apresentado ao teu blog pelo Vaz, que, além de amigo e blogueiro, é também jornalista, e dos competentes, pois costuma aparecer para noticiar essas "boas novas".
    Faço, então, o meu comentário de apresentação, contestando essa tua lista de goleiros, pois nela não está o ÓSCA - do E. C. Arroio Grande -que um dia foi apresentado ao Rui Carlos Ostermann como "o maior goleiro do mundo", como consta da página 228 do livro "O Clássico - Uma história de Paixão" (que, espero, tenhas recebido), apesar da opinião suspeitíssma do autor da obra.
    Mas o Ósca era quase que imbatível, os atacantes de Jaguarão - do Cruzeiro e do Navegantes, especialmente - que o digam, quase nunca conseguiam vazar o gol Saci, sempre que defendido pelo Ósca.
    Já o "São" Sérgio, dos anos 70, realmente é indispensável, ainda mais que "ajudado" pelo Tino e pelo Raul Santos a enfrentar aquele Inter de Falcão e Carpeggiani, Valdomiro, Flávio e Lula.
    Também o Mazurkievski, do Vaz, é um bom acréscimo à lista, ou tu pensas que era fácil "segurar" uma defesa que tinha o Ancheta e o "Velho" Matosas?
    Grande abraço, e me coloco como visitante desta página a partir de agora!
    Pedro.

    ResponderExcluir
  3. Que beleza, Pedro! O "trio final" Sérgio, Tino e Raul Santos continua em plena atividade, pelas minhas mãos, nas mesas deste Rio Grande. Na frente deles, intransponível, Rosa Lopes! Mais adiante, o inigualável "matador" Ênio Fontana, nosso ídolo dos tempos de Santa Margarida. PS: sei que me mandaste o teu livro, mas o pai ainda não me entregou. Cobrarei dele amanhã, cedo!

    ResponderExcluir
  4. Aldyr!
    O goleiro Sérgio Furatdo, que tu comenta nessa postagem, agradece pela lembrança...

    ResponderExcluir
  5. Que legal saber que o Sergio tomou conhecimento dessa postagem. Grande e inesquecível arqueiro que defendeu a meta Xavante na nossa retomada, a partir de 1975. Fardado todo de preto, ainda joga - muito! - no meu time de botão.

    ResponderExcluir