terça-feira, 23 de agosto de 2011

Rua Uma terra só - A neve

A memória de um fato

O dia da rua
No dia da inauguração da placa da rua, o escritor, comovido, estava na cidade entre os seus familiares e muitos de seus amigos. Escutou o texto de uma carta, ouviu os discursos, concedeu autógrafos e falou de improviso. Como sempre falou de maneira original e de forma emocionalmente potente. Intelectual e corajosamente potente. Falou de liberdade e da importância dos negros e do legado dos negros na construção daquela magnífica cidade, preservada e tombada pelo patrimônio histórico. Falou do resgate de uma honra ainda a ser realizado e de sua necessária urgência.

O escritor caminhou, feliz e reconhecido, com seus familiares e amigos e autoridades e conterrâneos daquela cidade até o local da rua, enfrentando o vento gelado que surrupiava mantas, boinas, bonés e chapéus. Estava muito frio mas havia algum sol desenhando duramente os volumes do casario e da esquina. Emoldurando o sol brilhante, estavam também as volumosas nuvens escuras, que eram carregadas pelo vento na direção do norte, ao centro do país. Na esquina, além da mureta branca e do cais estava o rio, caudaloso, arisco e cinzento. Do outro lado da ponte, a outra cidade, o outro país.

Disseram e o escritor estivera lá no outro lado do rio veloz, alguns minutos antes e fora a testemunha invonluntária do fato narrado. Disseram que caíra uma chuva levissima, dançarina, de pequenos flocos de gelo. Naquela tarde inesquecível, gelada, ensolarada e de ventania imprudente, nevou por alguns instantes em Río Branco.

Naquele final de tarde tão frio foram lançados dois livros do escritor, Contos de Verdades e Uma terra só. Tudo isso foi verdade e porque a terra é uma só, o escritor anotou que, precisamente naquele dia da rua e dos livros, nevara em Jaguarão.
.
Alfredo Aquino
Publicado em ARdoTEmpo

2 comentários:

  1. Querido amigo Aldyr, parabenizo a esta familia maravilhosa pela homenagem de Jaguarão ao teu Pai, merece, mas queria dizer-te que está dificil de continuar sendo seguidor deste blog, li teu texto e acreditar que em Rio Branco e Jaguarão tenha nevado me faz acreditar que tenhas tomado, no almoço, várias Patricias, seguidas de algum scoth comprado na fronteira e tomado a moda cawboy, no bico, para passar o frio, fazendo com que a chuva se transformasse em flocos de neve.Peço-lhe que nos próximos artigos, sejas mais realista e menos mentiroso!
    Abração e mais uma vez PARABÉNS

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, Dona Benta! Mas apesar de estar lá, não vi a neve em Rio Branco/Jaguarão. Todavia, houve mesmo quem jurasse ter visto a tal neve na fronteira. O texto aí de cima não é meu, mas do Alfredo Aquino (o editor dos livros do pai) e foi publicado originalmente no blog dele (ARdoTEmpo).

    ResponderExcluir