quinta-feira, 26 de julho de 2012

As múmias brasileiras

Vinte e sete anos de serviços prestados ao Judiciário conferem "privilégios" como o que estou gozando neste frio mês de julho: trinta dias de licença-prêmio. Por conta desta folga, levanto-me tarde todos os dias, não faço a barba grisalha há semanas e me dou ao luxo de acompanhar de perto, no solzinho, as partidas de tênis do Pelotas Open que está acontecendo aqui pertinho, no Parque.

O prestigiado
"professor"
Ontem e hoje mudei um pouco essa minha deliciosa "rotina", assistindo na tevê a jogos dos torneios de futebol - feminino e masculino - das Olimpíadas. Parecia que nada poderia ser pior do que a pobreza técnica dos jogos de ontem, das mulheres, porém, hoje à tarde, nossos milionários cracks conseguiram protagonizar algo bem pior. Depois de largarem fazendo 3x0 em meia-hora de jogo, no segundo tempo quase entregaram a rapadura para o Egito, time fraquíssimo, de quinta categoria. Elevado à condição de gênio, Neymar foi a pior figura em campo, transparecendo uma empáfia sem precedentes. Ou melhor, sem precedentes não. O maior precedente é a própria cara do técnico Mano Menezes (que, não faz muito tempo, passou pelo Xavante sem deixar saudades).

Sobre as Olimpíadas, lê-se apenas comentários deslumbrados acerca de tudo que cerca os jogos. Claro, as disputas serão na Inglaterra. Assim, o fato de diversos locais de jogos ainda estar em obras ainda é tratado com toda a condescendência. Hoje mesmo, na Zero Hora, David Coimbra escreveu que "Os prédios estão prontos; o acabamento não. Ainda há homens martelando, serrando, polindo, lixando e empilhando, encaixando andaimes, aparafusando cadeiras. Mas são apenas os arremates. O principal está pronto há meses". Ah, tá. Está pronto ou não está?

Quando a Copa do Mundo foi na África do Sul, o tratamento geral não foi esse. Tudo era motivo para se transmitir a ideia de que a coisa não ia dar certo (embora tenha dado!). Da mesma forma, tudo que diz respeito à Copa e as Olimpíadas de 2014 e 16 é tratado no Brasil com a convicção vira-lata de que "os outros" fariam melhor. Ainda mais se os outros forem uns ingleses bacanas, por exemplo.

A África do Sul é aqui!

2 comentários:

  1. Em 2004 fui assistir Portuguesa Santista x XV de Campo Bom no acanhado estádio da Portuguesa, é mais ou menos como o Nicolau Fico.
    Eu estava com a camisa do Pelotas, e em pleno jogo o Mano me viu "na tela" e veio falar comigo em função da camisa do Lobo, imaginem se fosse hoje, o "grande" treinador da seleção nacional !
    Quanto a máscara do Neymar só é superada pela do Casemiro do São Paulo, que felizmente ficou fora da olimpiada !

    Oduvaldo Jr.

    ResponderExcluir
  2. A síndrome de colonizado que assola a imprensa brasileira e os nossos deslumbrados conterrâneos é nojenta, lá somos tratados de "cucarachas"( baratas), lá somos na qualidade de estrangeiros cidadãos de terceira classe.
    Quando aquele vigarista da FIFA disse que merecíamos um pontapé no traseiro, os babacas arriaram as calças, concordar com quem fala mal do Brasil parece (tristemente) engrandecer quem o faz.
    A manada repoltreia e refocila de excitação ao renegar a própria origem, merece relho nas ancas e espora nas virilhas.

    ResponderExcluir