sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Ajeitando a sintonia fina

O grande Verdugo,
pronto para aplicar
uma "cutelada",
sua especialidade
       Lendo as ótimas crônicas do Luis Fernando Veríssimo e do Flavio Gomes, num acesso de nostalgia vieram-me à cabeça velhas recordações de uma época em que eu era bem criança, lá dos anos 60, início dos 70. Na televisão Hotpoint, imagem em preto e branco, passava o Telecatch Run Montilla, que mais tarde foi substituído aqui no sul pelo Ringue 12 Marinha Magazine (transmitido ao vivo desde o Ginásio da Brigada Militar, em Porto Alegre, e cujo apresentador, Éldio Macedo, era denominado "o marronzinho mais elegante do Brasil").
       Engraçado que nunca se suspeitou (pelo menos eu e meu irmão!) que o que se via na telinha chuviscada era "marmelada". Contrariando a maioria, sempre torcemos para os "bandidos" (da mesma forma que fazíamos à tarde, na expectativa de que algum dia o Dick Vigarista vencesse na Corrida Maluca). Mas nunca testemunhamos uma vitória do Mamute, do Verdugo, do Mongol, por exemplo, contra o Ted Boy, o Caruso ou o Tigre Paraguaio. E isso que durante todos os combates nossos preferidos costumavam judiar dos mocinhos até que, inexplicavelmente, os "galãs" arranjavam sabe-lá-de-onde um último gás e decidiam a luta a favor deles.
       "Draps", "voadoras", "tesouras", "cutelaços", "double-nelsons" eram os nomes dos golpes mais utilizados pelos lutadores mambembes e os confrontos mais aguardados eram as "australianas", lutas em que participavam mais de dois lutadores, em duplas ou, até, quartetos, simultaneamente, sempre respeitada - evidentemente -  a indispensável divisão maniqueísta "do bem" versus "do mal".

11 comentários:

  1. Ringue 12 Anzanello, esta vem de um baú com vinte mil léguas submarinas, só pra te sentires com a idade da Flor em relação a mim da Jovem Guarda.
    Erraste no patrocínio apenas para entrares pra turma do Balão Mágico, comigo não violão.
    TV Piratini apresenta: Conversa de Arquibancada com Renato Cardoso, Guilherme Sibemberg e Batista Filho, a mãe não deixava eu ver o ringue 12 devido à delinquência juvenil que aderi até hoje, e a violência que apareceu com a televisão.

    ResponderExcluir
  2. wilsom rosaline o verdugo era um homen de carater e muito respeitado por todos os que haviam em sua volta pois era muito querido palos seus fas. Sou neto dele e me orgulho disso pois depois de parar de lutar ele passou a fabricar licores a 40 km de brasilia em uma chacrinha umilde e la ele conheceu minha avó teve treis filhos e cinco netos onde todos vivemos felizes e podemos dizer que wilson rosaline foi e é o nosso super herói.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensacional saber que o neto do Verdugo, meu ídolo no catch, leu o que neste blog foi escrito. Grande emoção! Seria ótimo se o responsável pelo comentário acima se identificasse e, melhor ainda, trouxesse mais contribuições sobre o assunto. Está convidado...

      Excluir
    2. Sr Rosenthal nao posso falar muito sobre a mascara de meu avô pois quebraria o suspensse.
      meu msn é dhionatan_natan@hotmail.com

      Excluir
    3. ola Sr rosenthal eu nao posso falar muito sobre o meu avô pois quebraria o segredo da mascara mas manda um convite o meu msn é dhionatan_natan@hotmail.com

      Excluir
    4. opa meu msn é dhionatan_natan@hotmail.com para falar mais dos ringues e do verdugo o lutador

      Excluir
  3. opa ta aqui o meu msn dhionatan_natan@hotmail.com para comentarmos sobre os ringues e os lutadores

    ResponderExcluir
  4. BRINCÁ-VAMOS EU E MINHAS DUAS IRMÃS E MEU IRMÃO DE LUTAS LIVRE EM CIMA DA CAMA TINHA UNS 10 ANO NA MÉDIA, POUCO MAIS POUCO MENOS,ERA MUITO DIVERTIDO, EU O FANTOMAS A MENOR EUCHASQUE A M AIOR O ÍNDIO, OLHAVA-MOS NA TV DE MINHA FALECIDA TIA "SUELI" QUE NAMORAVA UM DELES...DIZIAM...QUE BELOS TEMPOS AQUELE, O INDIO TINHA UM BAR NA WHACHINTOM LUIS POR VOLTA DE 1985,MAS MORREU A UNS 5 ANOS. BONS TEMPOS AQUELE.

    ResponderExcluir
  5. Rua Wilson Rosaline!
    O falecido, considerado o Papai Noel do Distrito do Jardim Ingá, Luziânia, Estado de Goiás, foi personagem do Programa Telecatch Montilla com o Pseudônimo de “Verdugo”, conhecido por todos que tem idade acima de 30 anos.
    Nasceu em Minas Gerais na cidade de Baependi, foi para o Jardim do Ingá após se aposentar da luta livre em 1982 no mês de dezembro, onde representou pela primeira vez no local o papel de Papai Noel.
    Casado com Dona Mirian Lemes Cambaia, ainda viva, teve três filhos e três netos, morreu aos 80 anos no local onde morou desde que chegou ao Município.

    ResponderExcluir
  6. Ola fã do wilson grato por seu comentario.

    ResponderExcluir
  7. DVDS RAROS DE TELECATCH ANTIGA TV EXCELSIOR peça lista
    magobardo@gmail.com

    ResponderExcluir