segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Guantánamo

       A Zero Hora deste domingo publicou uma noticiazinha com o título "Flotilha de exilados parte para Cuba". Diz o texto que "Um grupo de exilados cubanos partiu dos Estados Unidos, na sexta-feira para Cuba, onde deve realizar um protesto em águas internacionais contra o histórico desrespeito aos direitos humanos promovido no país. Os manifestantes pretendem usar fogos de artífício para chamar atenção dos habitantes da ilha. Saída de Key West, na Flórida, a embarcação pretende ficar a 20 quilômetros de distância de Havana.".
       Ao ler a notícia fiquei pensando se tal manifestação, com o uso de fogos de artifício, não vai acabar perturbando os Mariners instalados em Guantánamo, campo de concentração mantido pela "maior democracia do planeta" em pleno solo cubano.
E o Obama, hein?! Bush colored!
       Sobre o assunto Cuba/Estados Unidos, o BF sugere a leitura do livro Os Últimos Soldados da Guerra Fria (Companhia das Letras), de autoria de Fernando Morais (que recentemente esteve aqui em Pelotas, autografando a obra na Feira do Livro).

6 comentários:

  1. E antes que me esqueça quem vive de passado é sábio, para não repetir os erros no futuro.
    Li e gostei demais do livro do Fernando Morais, assim deu pra entender o descaso da imprensa brasileira em noticiar os atentados a bomba durante esses anos todos, principalmente em hotéis para acabar com o turismo produto vital da economia cubana.
    Aqui se noticia o uso de inocentes fogos de artifício, enquanto lá cubanos e turistas sucumbem aos atentados terroristas norte-americanos desde o tempo de Playa Girón.


    abraço

    ResponderExcluir
  2. "Veja" errou, atentado à bomba leva crase.

    ResponderExcluir
  3. Fala Professor....

    Rapaz,ontem,depois do trabalho,fui na noite de autógrafos dos livros do teu pai aqui em Poa.Além de querer conhece-lo,fui comprar o livro "Contos de Futebol" e de quebra,pedir para autografar o mesmo.Estava na fila e iria explicar a ele que era teu conhecido,que jogava contigo em algumas competições e tal.(Achando que a memória dele não tinha espaço para esses detalhes do futebol de mesa).Pois bem,quando eu estou ainda na fila ele me viu e falou:

    "Ah,temos um botonista aqui..."

    Não entendi.Como é que ele me reconheceu?!Será que andou lendo a coluna do Cristian!?Dai sentei na mesa,ele me disse que:

    "Meu filho me disse que és um dos poucos botonistas que se pode conversar algo além que o futebol de mesa..."

    Cara,fiquei super sem graça...Primeiro que na boa,não havia lido um livro sequer do teu velho,pois me considero em termos de literatura "pobre" e depois que tu encheu minha bola demais..hehehe.

    Enfim,fiquei surpreso com o tratamento e a habilidade do Seu "Xilé"(parafraseando o Hamster).Além disso,ele falou da paixão pelo futebol de mesa,as dificuldades da APFM e pela importância do esporte na formação da gurizada.Ficamos lá conversando quase por dez minutos e não pude ficar mais pela fila que já se formava.

    Foi uma experiencia muito legal e que agora divido contigo.Envia um abraço para ele e espero estar presente no aniversário da APFM em 2012.

    Abraço e boas festas.

    Marcelo Caju - Franzen F.M

    ResponderExcluir
  4. Marcelo Caju: o "Coffin Joe" do futebol de mesa! O protagonista das "Aventuras de Caju", de autoria do Cristian Costa, em breve nas melhores livrarias.

    ResponderExcluir
  5. É, o pobre Caju não sabe o que na verdade aconteceu. Nosso Fofinho Xilê, queria a formula secreta da defesa do País de Gales, então "amantegou" o incauto carioca.

    ResponderExcluir
  6. Pô, muito bom esse encontro. Tenho que retratar na minha próxima coluna.

    ResponderExcluir