terça-feira, 6 de setembro de 2011

A "ferrovia do diabo" (por Andrey Schlee)

       Nas minhas atuais andanças, verificando o que temos preservado por todo o Brasil, acabei de conhecer uma coisa realmente incrível. Um cemitério de locomotivas!!! O que sobrou de parte da fantástica ferrovia Madeira-Mamoré em Rondônia. Também conhecida como Ferrovia do Diabo, foi construída entre 1907 e 1912, e ligava a então incipiente Porto Velho à insignificante Guajará-Mirim, na fronteira com a boliviana Guayaramerin. A proposta era estabelecer uma alternativa ferroviária para o transporte fluvial, em trecho encachoeirado do rio Madeira. A difícil obra foi bravamente executada. Centenas de trabalhadores faleceram. E a produção de borracha da Bolívia chegou a ser escoada até Porto Velho.
       Mas o empreendimento do americano Percival Farquhar não durou. Foi criminosamente liquidado, como todo o resto da malha ferroviária brasileira. Em 1966, a Madeira-Mamoré foi desativada pelo governo Castelo Branco.
       Agora, cabe ao IPHAN resgatar parte do que sobrou (estação, armazéns, oficinas e algumas locomotivas...).
       Voltaremos!!!!!



Fotos de Andrey Schlee
       A história da epopéia em que se traduziu a construção da ferrovia Madeira-Mamoré, em plena selva amazônica, ganhou maior destaque recentemente, com a apresentação, pela Rede Globo de Televisão, de uma minissérie baseada no grande livro Mad Maria, do não menos  grande escritor amazonense Marcio Souza. Na época da apresentação da minissérie surgiram diversas publicações oportunistas a respeito da saga. Recomendável, porém, além do livro de Marcio Souza, é o álbum Ferrovia e Fotografia no Brasil da Primeira República (Metalivro, 2008), com pesquisa e texto de Pedro Karp Vasquez, que dedica mais de 70 de suas páginas à apresentação de cenas colhidas pelo fotógrafo norteamericano Dana Merrill durante a construção da "ferrovia do diabo", entre 1907 e 1911).

2 comentários:

  1. Qual a bitola dessa ferrovia?

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, onde estão essas locomotivas, pode informar a bitola, outra pergunta, tem como removê-las?
    Se puder responder, meu e-mail braga.dbj@ig.com.br

    ResponderExcluir