sábado, 17 de setembro de 2011

Aiô, Silver!

"Vinte de Setembro,
data tão festiva,
foi a independência
desta terra tão querida."

       Lá nos idos dos anos 60, aluno da Dona Núbia na 3ª série primária do Santa Margarida, participei de uma encenação em homenagem à Semana Farroupilha.
       Era mais ou menos assim: depois de cantarmos a musiquinha aí de cima, alunos previamente selecionados levantavam-se e, um a um, representando os heróis farroupilhas, diziam um versinho a respeito de cada um dos diversos ditos cujos. Eu, para meu desespero, fui escalado para encarnar David Canabarro. Laço azul (é, azul clarinho!!) no pescoço, nervoso, na hora agá, "declamei" o texto decorado tão baixinho que ninguém ouviu! Que trauma!
       Daí, provavelmente minha aversão intrínseca a esse gauchismo de bunda assada que se vê por aí (especialmente nesta época do ano).
       Não tenho nada a ver com essas manifestações de júbilo a uma guerra (perdida) da qual meus antepassados não participaram. Eles chegaram depois de Ponche Verde.

Um comentário:

  1. O 20 de setembro é um dos bailes à fantasia mais concorridos do ano, em Porto Alegre não existem gaúchos mas sul-riograndenses.
    O gaúcho é oriundo de uma região que se estende entre a fronteira do Rio Grande do Sul e o Uruguai, o resto a família Fagundes apropriou-se por usucapião.

    ResponderExcluir