domingo, 12 de junho de 2011

Reclame

       "As cortinas são complemento indispensável na decoração do lar. Embelezam e complementam o ambiente tornando-o mais alegre e acolhedor. Pode-se dizer até que uma casa sem cortinas é uma casa despida, sem os atavios que fazem dela o nosso encanto e nos dão a sensação de aconchego e bem estar. As cortinas são, também, as disciplinadoras da luz. Nos dias de muito sol elas coam a claridade, impregnando o ambiente de uma discreta distinção que faz ressaltar, com mais finura, os móveis e os objétos. As cortinas podem ser luxuosas ou modestas, mas sempre a sua presença, empresta ao ambiente uma nota de côr, de alegria e de arranjo que muito concorre para que nos sintamos satisfeitos, e, portanto felizes." 

Texto  muito bacana, de propaganda das cortinas vendidas pela CASA PATZER, que ficava localizada à rua Andrade Neves, 565/569 (com o telefone 392), aqui em Pelotas. Essa loja foi a patrocinadora do "Carnet Esportivo 1950" (contendo as tabelas dos campeonatos pelotense, carioca e paulista daquele ano), que me foi presenteado - em perfeito estado de conservação - pelo "primo" Marcelo Conceição. Chama a atenção o fato de, nesse "carnet", sequer existir referência ao Grêmio e ao Internacional. Bons tempos aqueles...

3 comentários:

  1. Por falar nisso Aldyr, usando e abusando da tua página, se alguém tiver a "Revista dos Esportes" nº 110, de 30/9/58, que tem na Capa uma manchete sobre o cinquentenário do Pelotas (vou postar a Capa no meu blog), gostaria de obter uma cópia (xerox) da mesma, pois a revista traz nesse número uma matéria sobre a fundação do E. C. Arroio Grande segundo me afirma o Sérgio Canhada.
    Por aqui, quem sabe...
    Abs.
    Pedro

    ResponderExcluir
  2. Aldyr,
    vc com sua memória de historiador, sabe quanto fecho a Casa Patzer de Móveis, Tapeçarias Ltda?
    É que estou resturando uma antiga escrivaninha e, sob a gaveta principal, há a etiqueda da loja e os indefectíveis selos da Exatoria.
    O que nos faz lembrar àquela velha poesia - mal educada como bem gostavam os adolescentes - sobre a Lei do Selo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo: não tenho a menor ideia de quando fechou a Casa Patzer. Quem , com certeza, pode te informar a respeito é a Maria Luiza Silveira (psicóloga, casada com o prof. Armando Cruz). Na época que fiz essa postagem sobre o "reclame" ela conversou comigo, relatando-me que seu pai (ou avô?) trabalhou naquela casa comercial). Um abraço!

      Excluir