quinta-feira, 16 de junho de 2011

Não, Pedro Bó...


       Entre 1973 e 1980 a TV Globo levou ao ar (inicialmente em preto e branco e, a partir de 1975,  a - muitas - cores) o programa Chico City. Era um programa humorístico, que apresentava uma sequência de esquetes, os quais se passavam na cidadezinha fictícia do título. Cada um desses esquetes era centrado em um personagem criado e interpretado por Chico Anísio.
       Das dezenas de personangens que "viveram" naquela época, com seus bordões que se integraram rapidamente ao uso cotidiano, dois me vêm à cabeça agora, como os mais engraçados: Pantaleão (o velho nordestino que, de pijamas, numa cadeira de balanço, sempre acompanhado da mulher, Terta, e do afilhado, o retardado Pedro Bó, contava os mais absurdos causos a alguém que os visitava) e Coalhada (o estereótipo do "futebolista" da época: ignorante e cachaceiro, cada semana com a camiseta de um clube diferente).
       É bem posssível que, hoje, revendo partes do programa (o que é possível através do YouTube e de sites especializados), não se ache graça alguma, na medida que o humor baseado no "bordão" (herança ainda da "era do rádio") ficou para trás, datado. Mas vale a pena - aos mais velhos - relembrar um pouco daquilo de que se ria nas noites das quintas-feiras.
       Então, ao alto, Pantaleão (Chico Anísio), "prosando" com o visitante (Luis Delfino), sob o olhar complacente de Terta (Suely May) e a devoção de Pedro Bó (Joe Lester). Abaixo, fotografia raríssima de Coalhada envergando o manto sagrado Xavante!

"Coalhada é isso, Coalhada é aquilo..."

Um comentário:

  1. Legal demais!
    Pena que perdemos o hábito de emprestar nossos ouvidos e corações para estes saudáveis fabricantes de verdades artificiais(nossa conversa é com a tv).
    Tive um tio (que na verdade era irmão da minha bisavó)que fazia isso conosco nos verões no Laranjal...Saudade!
    Parabéns pela "imparcialidade":"Manto sagrado..."
    Aliás pena pela desclassificação na segundona mesmo...(não é flauta não).
    Abração
    Merenda

    ResponderExcluir