domingo, 9 de setembro de 2012

Liga de Defesa Nacional

    O 7 de setembro já passou. E mais uma vez nossa independência foi comemorada marchando. Patriotismo e civismo continuam sendo confundidos com ordem unida, com continência, com desfile militar. E dá-lhe banda marcial, e dá-lhe soldado, e jeep, e urutu e o diabo-a-quatro pintado de verde oliva. Por que se mantém essa distorção (resquício absurdo e evidente do tempo da ditadura, da época em que o Dr. Apodi comandava o "Altar da Pátria")?
  Fiquei pasmo ao ver, na RBS local, a matéria sobre o Dia da Independência. Foi realizada no interior do Colégio Tiradentes, no qual os alunos, filhotinhos de brigadianos, gritavam como robôs - em coro - seu amor à pátria. 
   Bah, o pior ainda está por vir: o 20 de setembro se aproxima. Rápido, minha fantasia de gaúcho! 

4 comentários:

  1. Só aqui que eu leio isto, Aldyr, o que o país precisa ler, um texto que diga um livro em 13 linhas.
    Ainda se confunde a farda com o país, o que se deduz que os civís são inimigos como na ditadura, ridículo.
    Apodi em o "Altar da Pátria", parece novela mexicana do SBT, esta tiraste do almoxarifado das aulas de EPB com o bolor característico.
    A juventude "gaúcha" urbana já deve estar nos Macdonald's e xópins da capital comprando víveres para a bolsa de garupa, um tablet com 3G, um iphone, um gps...
    Obrigado pelo prazer de ler.




    ResponderExcluir
  2. Aldyr, no dia 07/09 vi o Trajano na ESPN dizendo que o desfile militar era uma atração obrigatória antes de 64, depois ficou vinculado ao governo militar e perdeu o prestígio. Ou seja, parece que a tradição do desfile é anterior à 64 !
    Acho que no mesmo dia no canal Brasil foi exibido um documentário sobre a FEB na segunda guerra mundial, e foi um desfile de veteranos vangloriando-se dos seu "feitos heróicos" na guerra, ataques fatais aos inimigos...é, acho que não seriamos muito diferentes dos "estado unidenses" se tivéssemos muitas guerras no "curriculo", lembro que no primeiro grau me "venderam" a ideia de que Duque de Caxias era um herói !
    Senta a Pua !

    Oduvaldo Jr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que é uma tradição. E a nossa remonta outra era de regime totalitário, é certo. O que me pergunto é o que torna o cara de uniforme e fuzil mais patriota do que eu, tu ou outro brasileiro qualquer?

      Excluir
    2. Na verdade não me considero patriota, e não consigo ver o patriotismo ser utilizado de maneira benéfica nunca !
      Quanto ao fuzil eu acho que torna o cidadão mais truculento !

      Oduvaldo Jr.

      Excluir