segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Brazuca

Em 1969 a música Juliana ficou em segundo lugar no IV Festival Internacional da Canção. Interpretada por A Brazuca, era de autoria de Antônio Adolfo e Tibério Gaspar. A Brazuca era o grupo musical formado originalmente pelo próprio Antonio Adolfo (piano), Luz Claudio Ramos (guitarra), Luizão Maia (baixo), Victor Manga (bateria), Julie (voz) e Bimba (voz), tendo atuado no cenário artístico entre 1969 a 1971. Mais conhecida que Juliana ficou outra composição da mesma parceria, Teletema (regravada muitas vezes).


Em meados dos anos 70 adotei Brazuca como apelido do meu time de futebol de mesa (o Grêmio Esportivo Brasil). Abaixo está a prova, tanto nas tampas das minhas caixas mais antigas como na camiseta que usei na partida contra o primo Alexandre (com meu pai de juiz) pelo Campeonato Estadual de 1981, realizado em Rio Grande.



Agora, desde ontem, Brazuca passou a ser oficialmente o nome da bola da Copa do Mundo de 2014. Bela escolha!

3 comentários:

  1. Direitos autorais, neles!!! lembro muito bem de falares "Brazuca" nas inesquecíveis sessões da tarde.
    Cavocaste fundo no baú da memória, incrível a foto, teu pai mais parece teu irmão.
    Antonio Adolfo e a Brazuca, tenho o "LP" plastificado ( por fora e por dentro )da Odeon com o clássico "Tributo a Vitor Manga", baterista morto em acidente, com a formação que descreveste só que com Paulinho Braga, depois baterista de Tom Jobim, fazendo um solo sensacional em homenagem a Vitor.
    A bola Pelé foi a minha primeira bola nos 60, trazia o autógrafo do rei, a despedida vai ser com a "Brazuca" nos campos dos sonhos.

    ResponderExcluir
  2. Espetacular a foto dos adolescentes "Alixa" e "Ari" ! Sem falar no "Seu Schlee" !!

    ResponderExcluir
  3. Pô, Aldyr e Angelo, muito escutei o "Tributo a Vitor Manga" ("você, por aqui e por ali...") na Pelotense 'a caminho do sol';
    que bela lembrança, velhos.
    Abço.
    Pedro

    ResponderExcluir