sábado, 25 de agosto de 2012

Félix



   1970 é um marco na minha vida. Foi o ano em que eu descobri uma paixão: o futebol. Afinal, com quase dez anos de idade, vi - nas imagens preto-e-branco da televisão, ao vivo, o Brasil vencer a Copa do Mundo do México. Nesse mesmo ano comecei a colecionar a Revista Placar e, nas suas páginas, acompanhei a trajetória vitoriosa do Fluminense na Taça de Prata, precursora do Campeonato Nacional, que teria início somente no ano seguinte. 
  Tenho até hoje, na ponta da língua, a escalação da fantástica seleção do "tri", que alinhava Félix, Carlos Alberto, Brito, Piazza e Everaldo; Clodoaldo, Gerson e Rivelino; Jairzinho, Tostão e Pelé. Da mesma forma, minha memória jamais descartou o timaço do tricolor carioca de 70, que tinha Félix, Oliveira, Galhardo, Assis e Marco Antônio; Denilson e Didi, Cafuringa, Flávio (Mickey), Samarone e Lula.
   Ambos os esquadrões começavam por um grande goleiro: Félix Mielli Venerando, por isso por mim, guri, considerado "o goleiro". Félix começou no Estádio Conselheiro Souza, passou pela Rua Javari, depois pelo Canindé e se consagrou, definitivamente, nas Laranjeiras (tendo defendido a Seleção Brasileira em 38 oportunidades).
   Morreu hoje um dos últimos míticos goleiros que não usavam luvas.

8 comentários:

  1. Grande lembrança, Aldyr, tinha certeza que o BF não iria deixar passar em branco.
    Discreto, afável, ídolo da minha paixão tricolor.
    Aquela defesa contra a Inglaterra foi inesquecível, imagina se tomamos aquele gol, antes da famosa cabeçada de Pelé.
    "RIP"(Rest In Peace) para o gato Félix, o "Papel", já estava em cadeira de rodas respirando artificialmente.

    ResponderExcluir
  2. Aldyr, você estava no estádio em 1976, quando o Fluminense enfrentou um combinado Far-Pel ?
    Se não me engano o goleiro era o Renato, mas lembrei em função dos seus comentários sobre o Fluminense!
    Oduvaldo Jr.

    ResponderExcluir
  3. Não, Oduva, não estava lá. Na época eu era muito mais xavante do que sou hoje. E o jogo envolvia um "combinado" Far-Pel. Nem mesmo a presença do Rivelino, do Pintinho, do Carlos Alberto e de tantos outros cracões (inclusive do goleiro Renato) me fizeram ir "àquele local".

    ResponderExcluir
  4. Fala professor...

    Goleiro foi Ubirajara Alcantara...O primeiro goleiro brasileiro que fez um gol de bola chutada da sua área...rsss.

    Abraço.Caju - Franzen F.M

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E ainda por cima ganhou o título de "Negro mais bonito do Brasil", no programa do Chacrinha (o que lhe valeu ser barrado pelo Iustrich, que à época era o técnico do Mengão).

      Excluir
  5. Bah! como perdi a "máquina tricolor" na Boca do Lobo, estaria lá de bandeira, camisa de algodão da marca "Athleta".
    Aldyr, qual era a escalação do combinado Far-Pel?
    O Fluminense nesta época era: Renato; Capita, Miguel, Edinho e Rodrigues Neto; Pintinho, Cleber e Rivelino; Búfalo Gil, Doval e Paulo Cesar Caju é muita categoria.
    Será que o boneco de posto de gasolina ou boneco de Olinda pegaria vaga neste time ? já que joga na Seleção ? é uma teta jogar futebol hoje, qualquer um joga.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me lembro da esclação do combinado. Vou tentar descobrir. Alô, Oduva, nos ajuda!

      Excluir
    2. Não lembro, acho que na zaga do combinado estava o "alemão" Ronaldo, lembro que no Fluminense estavam Marco Antônio, Rivelino e Gil de centroavante, mas a maior lembrança deste jogo é o Cafuringa correndo bem em frente ao local que eu estava !

      Oduvaldo Jr.

      Excluir