quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Shopping

Danda. Era como chamávamos a madrinha do meu pai, Arminda Aymone, minha tia avó. Apesar de ter nascido em Piratini, era uma jaguarense convicta. Para ela, Jaguarão era o máximo! Quando éramos guris pequenos e íamos - eu e meu irmão - passar férias na Cidade Heroica, saíamos em companhia da Danda para passear no fim da tarde, 27 afora (a rua principal de lá, para quem não sabe, é a 27 de Janeiro), para ver as "casas dos ricos", como ela fazia questão de frisar. Pelas mãos dela, fomos conhecer o Armazém Oscar Amaro (uma espécie de supermercado pré-histórico), a piscina do Cruzeiro, o modernoso prédio do Cine Regente (onde uma vez assisti a um "filme de piratas" com Errol Flynn) e o recém inaugurado Hotel Sinuelo. Tinha ela fixação por velórios e enterros, o que aumentava seu orgulho pelo Cemitério das Irmandades, lá de Jaguarão, no qual, ressaltava com um brilho nos olhos, as cerimônias fúnebres podiam ser realizadas à noite (era dotado de iluminação).
 
A Danda morreu faz muito tempo. Foi enterrada no Cemitério das Irmandades. De dia.
 
Lembro-me dela muito seguidamente, mas hoje especialmente por causa da inauguração do Pelotas Shopping.
 
Percebo que está todo mundo meio Danda nesta quinta-feira. Se ela estivesse viva e fosse pelotense, estaria com o tal "brilho nos olhos" e, muito provavelmente, se disporia a, pelas mãos, levar a mim e a meu irmão até o novo prediozão da Ferreira Viana.
 
Em homenagem à Danda (e a todas as "dandas"), evitemos de observar a efeméride sob o "viés" (expressão muito em voga no meio acadêmico) da "alienação", tal qual pensada por um certo barbudo alemão do Século XIX. Relaxemos e gozemos, pois!

Um comentário:

  1. Baita texto, Aldyr, lembro da Danda que serviu de inspiração para as histórias do teu pai. O barbudo alemão, tal de Marques ( versão brasileira: IC São Paulo ), é obsoleto e fora de moda, segundo Reinaldo Azevedo e Demétrio Magnoli ambos colegas de Lobão,que acaba de assinar com a Veja.
    Uma chinelada dessas querendo falar de um gênio, eles tem qualificação para juri de miss, desfile de carnaval, escolha do bebê Johnson etc...

    ResponderExcluir