quarta-feira, 10 de julho de 2013

Três tigres: Mariana, Aquino e Leonard


O lindíssimo felino aí é uma das quarenta ilustrações feitas pelo Alfredo Aquino especialmente para o livro "Breves Anotações Sobre um Tigre" (Ed. Ardotempo), da jornalista, poetisa e escritora Mariana Ianelli. O livro contém exatamente quarenta crônicas (em prosa poética) publicadas originalmente no site literário Vida Breve. Ganhei o livro domingo passado, do próprio Aquino, que é pai de Mariana (e editor dela e do meu pai). Muito bom! Entre os textos, selecionei o seguinte para aqui compartilhar, eis que dedicado a um mito contemporâneo que a mim agrada - e intriga - muito.

Quem é Leonard Cohen


Leonard Cohen era ainda um menino quando foi seduzido por essa mulher de sensualidade litúrgica, pestanas orvalhadas e perfume de vinhas floridas. Devia ter oito ou nove anos quando isso aconteceu, quando a poesia desabou sobre ele dentro de uma sinagoga em Montreal. Desde muito cedo pensou que podia ser escritor, mas nunca esteve absolutamente seguro disso. Foi assim que se mudou para a torre da Música, duvidando sempre. Foi assim que se viu atado a uma mesa, fadado a esperar por anos a fio até encontrar a palavra certa, o verso perfeito, porque essa era a sua religião.

Poeta, monge, cantor, amante são títulos que dizem pouco sobre Leonard Cohen. Melhor dizer que ele já abdicou de muitas coisas, que elegeu um país solitário e içou uma bandeira branca, que discutiu com a Eternidade e uma vez se deitou com uma mulher de ancas infantis em um quarto em Los Angeles. Que adormeceu a meio de um salmo, jejuou em segredo e foi um dos filhos da neve, esse mesmo filho que depois dos cinquenta teve saudades da mãe e desejou levá-la para a Índia e vê-la maravilhar-se com a cinza do Mar Arábico.

Leonard Cohen é esse homem pouco nostálgico, que não pode ser confortado nem guarda remorsos, o que teve o coração desfeito e ficou acordado a noite inteira pensando em alguma forma de beleza. É esse homem que afundou feito uma rocha, que raspou a cabeça, envergou uma túnica e agiu generosamente mesmo remoendo de ódio por dentro. É esse admirador das belas mulheres de Bombaim, o que espera que haja música no Paraíso, o pequeno judeu com sua Bíblia, que escreve sobre as sombras do Holocausto e sobre uma nuvem em forma de cogumelo, aquele que ama Joana d’Arc como uma de suas últimas mulheres.

Leonard Cohen é o estrangeiro que navega numa barca de asas mutiladas, o que compõe um longo poema chamado Isaías, o apaixonado que, mesmo tendo esquecido metade da sua vida, ainda se lembra das coxas de uma mulher escapando das suas mãos como cardumes de peixes assustadiços. É esse homem que uma vez sentiu o seu corpo tão cheio de ternura que se dispôs a perdoar a toda gente. Esse poeta que escreveu durante anos poemas em uma mesa entre ervas daninhas e margaridas no fundo de uma casa em uma ilha do mar Egeu. Esse amante da lua que já tentou remover com seus óleos o feitiço do rival sobre a memória da namorada.

Leonard Cohen canta para o vento porque o vento é amigo do seu espírito de pluma. Ele sabe que os insetos são como os místicos por mal distinguirem entre vida e morte. Sabe que as possibilidades estão aí para serem derrotadas. Sabe também que o seu tempo está se esgotando e que nunca entenderá completamente esse vale de lágrimas. Não espera vitória nem honrarias. Conhece muito pouco do seu próprio nome. Um dia reuniu suas partes todas em torno de uma súplica, desejou morrer na cruz por um amigo, hesitou entre abandonar um amor e acompanhar os peregrinos, deixou sua túnica pendurada no gancho de uma velha cabana de um mosteiro e levou uma mulher até a beira do rio para amá-la, como qualquer outro homem teria feito.

Leonard Cohen está sentado debaixo de uma janela onde a luz é intensa. Está muito perto das coisas que perdeu e sabe que não terá de perdê-las novamente. É esse homem que melhor se sente quanto menos sabe quem é. Esse que agora sobe ao palco para cantar, no auge dos seus setenta e seis anos, com seu chapéu de feltro e seu terno impecável, provando que ainda existe neste mundo uma nota de elegância. Que ainda existe alguém que sente e pensa com elegância. Isso ele nos diz sem palavras, com um sorriso de doçura, apenas.

E.T.: o tigre que ilustra a postagem foi "escaneado" da Zero Hora (coluna "contracapa" de 1º/7). No livro não aparece colorido (em razão da proposta gráfica da obra, evidentemente).  

3 comentários:

  1. aldema ( www.correndomundo.blogspot.com )10 de julho de 2013 às 23:37

    Vi, há 3 anos, em Montreal, umas pinturas de Leonard Cohen.Eram lindas mesmo, de comovente beleza e simplicidade, com a mesma elegância com que ele canta e a que te referes no texto acima. Olhando-as lembrei-me de Milton Nascimento " Às vezes Deus exagera..."
    Gosto muito do Bipolar!

    ResponderExcluir
  2. Leonard Cohen, um gênio, a melhor voz do mundo em todos os tempos, a música que ele cria merece a voz com que a canta.
    Sorry, Frank "the voice".

    ResponderExcluir
  3. Aldyr, esqueci do texto (idade?), que poética maravilhosa! para ler várias vezes, quantas precisar.
    Merece um pai editor.

    ResponderExcluir