sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Voadores


Em 1980, durante a 8ª edição do Festival de Cinema de Gramado (Ditadura a mil) foi exibido o filme Os Sete Gatinhos, dirigido por Neville D'Almeida (com roteiro dele mesmo e de Gilberto Loureiro). Uma adaptação para o cinema da homônima peça teatral de Nelson Rodrigues. Durante a projeção muita gente da plateia se retirou, bradando xingamentos à "pornografia" da obra.
O então Secretário de Esporte, Cultura e Turismo da Estado, Lauro Guimarães, foi um desses, chocado com a lascividade, a imoralidade que assistia ali, no "Palácio dos Festivais". Cobrou, em furiosa entrevista à imprensa, medidas que coibissem aquele tipo de permissividade, aquela afronta à família, aos bons costumes.
Resultado disso foi o sucesso comercial do filme, que conta com um baita elenco: Lima Duarte, Ana Maria Magalhães, Cristina Aché, Regina Casé, Cláudio Corrêa e Castro, Sadi Cabral, Maurício do Valle, Luiz Fernando Guimarães, Sura Berditchevsky, Ary Fontoura, Sônia Dias e Thelma Reston (que ganhou o Kikito de Melhor Atriz Coadjuvante naquele festival).
Thelma morreu ontem, mas por mim sempre será lembrada por essa genial sequência rodriguiana de Os Sete Gatinhos.

7 comentários:

  1. Estou enganado ou Thelma Reston também foi Esperança, a dona do bar homônimo, "o último que fecha" !

    Oduvaldo Jr.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Absolutamente certo! Telma era a própria Esperança. Inesquecível daquele filme (meu cult também) é a cena do strip tease da Sylvia Bandeira (que, aliás, pela performance ganhou o Kikito de melhor atriz coadjuvante).

      Excluir
    2. "Bar Esperança" tem vários momentos épicos, nunca esqueço do filho dos personagens da Marília Pera e do Hugo Carvana, se não me engano o ator mirim Jonas Torres, cujo personagem se chamava Iuri, dizendo para o pretendente canastrão de sua mãe (Daniel Filho), "se me chamar de Gagarin te dou uma porrada"..mais ou menos algo assim.
      O strip tease da Silvia Bandeira para punir o marido boêmio (Paulo César Pereio) aconteceu durante uma esposição de arte no banheiro do bar, onde o artista só tinha quadros totalmente brancos !!

      Oduvaldo Jr.

      Excluir
  2. Os "caralhinhos voadores" marcaram época na cinematografia brasileira, o melhor Neville para sempre.
    Sem falar na Cristina Aché nossa Lolita dos 70, o tema do filme do Erasmo Carlos é ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A "nossa Lolita dos 70" estava grávida durante as gravações dos "Sete Gatinhos". Essa é o máximo! Nas cenas não podia aparecer a barriguinha já avantajada!

      Excluir
    2. Estraga prazer, acabaste com minha última ilusão.

      Excluir
  3. Ontem, madrugadão, achei "Perdoa-a-me por me traíres", no Canal Brasil. Filme do Braz Chediak, outra adaptação de peça do Nelson Rodrigues. É maravilhoso de tão ruim! Rubens Corrêa, no papel de Raul, deveria ganhar o Oscar, o Grammy, o Nobel, a Copa do Mundo! E a Vera Fischer...

    ResponderExcluir