Em 1980, durante a 8ª edição do Festival de Cinema de Gramado (Ditadura a mil) foi exibido o filme Os Sete Gatinhos, dirigido por Neville D'Almeida (com roteiro dele mesmo e de Gilberto Loureiro). Uma adaptação para o cinema da homônima peça teatral de Nelson Rodrigues. Durante a projeção muita gente da plateia se retirou, bradando xingamentos à "pornografia" da obra.
O então Secretário de Esporte, Cultura e Turismo da Estado, Lauro Guimarães, foi um desses, chocado com a lascividade, a imoralidade que assistia ali, no "Palácio dos Festivais". Cobrou, em furiosa entrevista à imprensa, medidas que coibissem aquele tipo de permissividade, aquela afronta à família, aos bons costumes.
Resultado disso foi o sucesso comercial do filme, que conta com um baita elenco: Lima Duarte, Ana Maria Magalhães, Cristina Aché, Regina Casé, Cláudio Corrêa e Castro, Sadi Cabral, Maurício do Valle, Luiz Fernando Guimarães, Sura Berditchevsky, Ary Fontoura, Sônia Dias e Thelma Reston (que ganhou o Kikito de Melhor Atriz Coadjuvante naquele festival).
Thelma morreu ontem, mas por mim sempre será lembrada por essa genial sequência rodriguiana de Os Sete Gatinhos.
Estou enganado ou Thelma Reston também foi Esperança, a dona do bar homônimo, "o último que fecha" !
ResponderExcluirOduvaldo Jr.
Absolutamente certo! Telma era a própria Esperança. Inesquecível daquele filme (meu cult também) é a cena do strip tease da Sylvia Bandeira (que, aliás, pela performance ganhou o Kikito de melhor atriz coadjuvante).
Excluir"Bar Esperança" tem vários momentos épicos, nunca esqueço do filho dos personagens da Marília Pera e do Hugo Carvana, se não me engano o ator mirim Jonas Torres, cujo personagem se chamava Iuri, dizendo para o pretendente canastrão de sua mãe (Daniel Filho), "se me chamar de Gagarin te dou uma porrada"..mais ou menos algo assim.
ExcluirO strip tease da Silvia Bandeira para punir o marido boêmio (Paulo César Pereio) aconteceu durante uma esposição de arte no banheiro do bar, onde o artista só tinha quadros totalmente brancos !!
Oduvaldo Jr.
Os "caralhinhos voadores" marcaram época na cinematografia brasileira, o melhor Neville para sempre.
ResponderExcluirSem falar na Cristina Aché nossa Lolita dos 70, o tema do filme do Erasmo Carlos é ótimo.
A "nossa Lolita dos 70" estava grávida durante as gravações dos "Sete Gatinhos". Essa é o máximo! Nas cenas não podia aparecer a barriguinha já avantajada!
ExcluirEstraga prazer, acabaste com minha última ilusão.
ExcluirOntem, madrugadão, achei "Perdoa-a-me por me traíres", no Canal Brasil. Filme do Braz Chediak, outra adaptação de peça do Nelson Rodrigues. É maravilhoso de tão ruim! Rubens Corrêa, no papel de Raul, deveria ganhar o Oscar, o Grammy, o Nobel, a Copa do Mundo! E a Vera Fischer...
ResponderExcluir