sábado, 17 de novembro de 2012

Meninos do Brasil

Ira Levin escreveu Os  Meninos do Brasil, livro que em 1978 foi levado às telas com roteiro do próprio autor (e de Heywood Gould), com direção de Franklin J. Schaffner. Lawrence Olivier faz o papel do velho Ezra Lieberman, um judeu caçador de nazistas (claramente inspirado em Simon Wisenthal). Ao longo do filme, Lieberman descobre que a Kameradenwerk (rede de apoio aos oficiais nazistas no pós-guerra) estava pondo em prática um antigo projeto do alto escalão do Partido Nazista, cujo objetivo era realizar a reprodução de Hitler, por meio de experiências realizadas com suas células congeladas e com óvulos de mulheres parecidas com sua mãe. Muito antes de se ouvir falar na ovelha Dolly, a experiência previa não apenas a clonagem de Hitler, mas a doação dos "pequenos Hitlers" a casais dotadas de características próximas às dos do Füher, assim como a reprodução de todo o seu contexto familiar e dos principais acontecimentos que marcaram sua juventude.

Ira Levin, ao escrever esse livro e roteirizá-lo, posteriormente, para o cinema, jamais poderia imaginar que, muitos anos depois, no sul do Brasil, clonezinhos de Adolf Hitler efetivamente apareceriam, dando ares de profecia à sua obra.
A imprensa vem noticiando que dois jovens estudantes de Caxias do Sul, Cibele Bumbel Baginski e João Manganeli Neto, estão à frente de um movimento que busca a "recriação" da ARENA (Aliança Renovadora Nacional), o partido que serviu de sustentação política ao regime ditatorial entre 1966 e 1979.
Pelo estatuto da neo-ARENA, recentemente divulgado por eles, o partido "possui como ideologia o conservadorismo, o nacionalismo e o tecno-progressismo, tendo para todos os efeitos a posição de direita no espectro político" atribuindo a um "conselho ideológico" o poder de deliberar acerca da formação de correntes e tendências internas. Prevê, como ideário, a luta "contra a comunização da sociedade e dos meios de produção" vedando, peremptoriamente, coligações com siglas de orientação comunista ou de "vertentes marxistas".
Propõe a privatização do sistema penitenciário, a abolição de qualquer sistema de cotas, a aprovação da maioridade penal aos 16 anos, o retorno das disciplinas de moral e cívica e latim ao currículo escolar, a retomada do controle de estatais fundamentais à proteção da nação e o reaparelhamento das forças armadas.
A criação de grupos de extermínio fica para uma segunda etapa.

3 comentários:

  1. Os ovos da serpente nazista quebraram para sair a primeira minhoca caxiense, "Os meninos do Brasil" é a vida imitando a arte.

    ResponderExcluir
  2. Tchê, o único tratamento adequado é uma tunda de vara marmelo nesses dois abobados. Não tem explicação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teve um Promotor que trabalhou comigo uma época que tinha a receita para casos como esse: "uma boa sova!"

      Excluir