domingo, 20 de novembro de 2011

Vereditos (por Cláudio Moreno)*

      Num restaurante da capital, os ocupantes da mesa ao lado, mais interessados na bebida que na comida, discutiam se filé a pé leva ou não leva acento de crase. Estão naquele "leva", "não leva", quando um deles me reconhece e me cumprimenta. "Pronto", pensei, "sobrou para mim". E não deu outra, porque lá veio a consulta: "Professor, aprendi com o senhor que filé à Osvaldo Aranha leva acento porque se subentende à moda, e estou aqui tendo um trabalhão para provar para eles que filé a pé não é a mesma coisa; se não tem moda, não tem crase. Qual é o seu veredito?". "Você está certo, certíssimo", respondi. "O filé a pé, assim como o filé a cavalo, não são pratos batizados em homenagem a alguma celebridade, como o filé à Chateaubriand. Meu ex-aluno comemora ruidosamente sua vitória moral, e já estou sentindo uma ponta de remorso por tê-lo subestimado em seu tempo de estudante quando ele, para tripudiar ainda mais sobre os amigos, acrescenta: "E filé a cebolado também não tem, não é?". Como dizia o Millôr, pano rápido!

- Garçom: o meu com bastante crase, por favor!

*Texto publicado no caderno Cultura, da Zero Hora de ontem.

2 comentários:

  1. Esse texto de humor é uma aula. O riso vem na hora, rápido, ou como está em um cartaz de um restaurante do centro da cidade: Alah minuta.
    لسلام عليكم

    ResponderExcluir
  2. Estou esperando "os Schlees", e o Vaz, e o João Félix e os seus acompanhantes para o nosso almoço de sábado - 26/11 - aqui no Arroio Grande.
    Não posso dizer o cardápio para não estragar a surpresa, mas, asseguro, não vai ter crase (será mesmo que não???).
    Já quanto a cebola fica a critério de cada um de vocês, desde que não coloquem a réstia inteira no meu copo de cerveja...
    Abço.
    Pedro

    ResponderExcluir