quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Dia do Astronauta

Hoje, 9 de janeiro, é o Dia do Astronauta. É verdade! Descobri na Zero Hora que o 9 de janeiro, além de ser consagrado aos santos Adriano, Félix, Vidal e à santa Marciana, no Brasil também é destinado a homenagear os astronautas. "Os astronautas" é modo dizer; "o astronauta" é mais apropriado, na medida que a homenagem decorre do fato do brasileiro Marcos Pontes, em 2006, ter participado, durante dez dias, de missão que levou astronautas de diversas nacionalidades à Estação Espacial Internacional.
     
Aliás, depois dessa histórica missão, "o primeiro brasileiro no espaço" teve de enfrentar outras muito mais indigestas, como, por exemplo, participar do programa do Serginho Groissman, (inclusive fardado de astronauta).

Eu, particularmente, aproveito o ensejo para prestar particularíssima homenagem: ao Roberto Astronauta, meio-campista que jogou no Grêmio Esportivo Brasil em 1977, tendo sido figura destacada no inesquecível Torneio Seletivo (disputado em melhor de três contra o Pelotas) e que conduziu o clube Xavante ao seu primeiro Campeonato Nacional. O craque veio do Cruzeiro de Porto Alegre, no qual formava, no meio, a surreal dupla "Trouxinha e Astronauta".

Astronauta (na ilustração, em antigo e preciso desenho de meu pai) continua em plena atividade no meu time de futebol de mesa, ostentando - em que pese a titularidade inconteste - a jaqueta número 18. Firme, no miolo, com Paulo Ferro e Cacau.

O futebol de mesa, como veem, permite a quem o pratica viajar no tempo e no espaço (sem que se mereça homenagem em 9 de janeiro).

Um comentário:

  1. Ainda bem que não esqueceu o Cacau, prata da casa, agora só falta o Dener em nome do futebol arte.
    O Serginho virou o maior divulgador do purgante sertanejo-universitário, não dá pra ver.
    Astronauta é um bom nome para pesquisar o meio de campo.

    ResponderExcluir