terça-feira, 19 de julho de 2011

Ainda bem!

       Nascido em 1960, entre a primeira conquista fundamental do nosso futebol (em 1958) e a segunda (em 1962), eu era muito pequeno em 1966, razão pela qual não cheguei a entender e, muito menos, sofrer com o fracasso canarinho na Inglaterra.
       Gurizinho e começando a me interessar por futebol, vibrei com a consagração de Pelé  & Cia. no México, em 1970. Na sequência, em 1972, nem desconfiei da vitória da seleção na Mini-Copa (bem a calhar, no auge do "milagre brasileiro").
       Depois, já completamente fanático por futebol, sofri minha primeira grande decepção, em 1974, na Copa da Alemanha: a derrota para a Holanda! Impossível admitir que a seleção, a nossa seleção, perdesse para algum outro time (não importando que, no outro time, jogassem uns tais de Cruyff e Neeskens. 2x0 para aqueles holandeses nojentos, que não paravam em campo, não guardavam posição e não nos deixaram jogar! Resultado: cama, vômito, febre, vontade de não mais gostar de futebol. Não vi o jogo seguinte (nova derrota, para a Polônia de Lato, que significou a perda do 3º lugar da Copa para os polacos), nem quis assitir à final da Copa.
       Adulto, continuei torcedor da seleção, acompanhando, como tal, algumas vitórias inesquecíveis (inclusive nas Copas de 1994 e de 2002) e derrotas constrangedoras (como as de 1982 e de 1998).
       Nunca, entretanto, tinha experimentado a reação que tive com o vexame de domingo, quando fomos derrotados nos pênaltis pelos medíocres paraguaios: ri. Achei graça da forma como um atrás do outro, Elano, Tiago Silva, André Santos e Fred mandaram a Jabulani à merda. Nem um gol durante os 90 minutos; nem um gol durante a prorrogação; nem um gol da marca da cal...
       E quando a reação é essa, vai naturalmente ficando cada vez mais difícil continuar torcedor.
       A CBF, o Ricardo Teixeira, a Nike, a Rede Globo, o Galvão Bueno, o Mano Menezes, o Ganso, a crina do Neymar, tudo, enfim, conspira para que me retorne, perigosamente, a tal vontade de não mais gostar de futebol. Só que agora desse futebol aí, não do futebol perto da gente, do futebol de verdade, do campo, da arquibancada, do Brasil, Brasil-Xavante, que quando menos se espera, vai a Santo André e volta com 3 pontos!

Vai comendo essa massinha!

3 comentários:

  1. LH.ROZA-JOINVILLE-SC
    AMIGO "ALDYR"... APROVEITANDO SUA DEIXA ,VENHO ME DESCULPAR POR NÃO O TER INCLUIDO NAQUELA RELAÇÃO DE "XAVANTES FANÁTICOS DO BLOG DO GOTHEGOL...PLAGIANDO O ZAGALLO...ELES VÃO TER QUE NOS ENGULIR...

    ResponderExcluir
  2. ... e perdemos os 3 pontos, é muito amadorismo.

    ResponderExcluir
  3. Calma, pessoal. Não vamos entrar nessa! Coisas do cabral, que alardeou a "perda dos pontos" na RU, como se isso tivesse mesmo acontecido. O DP já está falando que o Brasil vai "recorrer". Mas recorrer do quê? Não existe decisão nenhuma! Estamos bem calçados. RUMO À B!
    Ari

    ResponderExcluir