domingo, 29 de dezembro de 2013

Vacaciones

Estava ainda no primário e finalmente entrara em férias. Para comemorar, desenhei numa folha inteira do meu grossão "caderno diário" um gato deitado preguiçosamente em uma rede esticada entre dois coqueiros. No detalhe caprichado, o exultante felino exibia um copo, adornado com uma pequena sombrinha, contendo alguma bebida geladérrima. Sob a figura, escrevi: "FÉRIAS PARA O GATO!"

Tentei reproduzir o tal desenho quando contei essa historinha para a Flor. Que dificuldade! Não consigo mais desenhar - e eu juro que desenhava direitinho há quarenta anos! Saiu isso aí - uma merda, mas, de qualquer forma, melhor que aquilo que se vê todo dia assinado pelo Marco Aurélio na ZH:
 

Até hoje não sei bem por que minha mãe ficou furiosa comigo por causa daquelel desenho. Mas ficou, achou uma barbaridade, um desperdício de material escolar, sei lá... Por causa disso, sempre que inicio novo período de férias, ano após ano, aviso para ela, fazendo uso do mesmo bordão que aprendi em um anúncio da época, do Ri do Rato (venenão ainda hoje disponível nas boas casas do ramo, que garantia sombra e água fresca aos gatos em geral).
Outros tempos. De Flit e Detefon. E de Sheltox ("é o melhor inseticida/mata moscas e baratas/todo inseto sabe disso/e se não sabe é um suicida"). E da Terra de Marlboro, de Hollywood ("o sucesso!") e de Tatuzinho ("é veludo no gogó!", "ai tatu, Tatuzinho/me abre a garrava/me dá um pouquinho"). Veneno para ratos, inseticidas, cigarros e cachaça. Não existia o politicamente correto. Mas a falta de seriedade com o "material de estudo" rendia pito.



Um comentário:

  1. Pelo formato das letras se conhece o desenhista, o guarda- chuva do drink do gato é demais, um cartunista pronto.
    Jamais vi quem não soubesse desenhar chegar a esse resultado, o Marco Aurélio, Aldyr, não é, nunca foi, nem nunca será um cartunista.
    Garranchos horríveis, hediondos, a forma humana, dele, parece um elefante tentando desenhar com a tromba entre cristais.
    Por que não desenhaste mais?

    ResponderExcluir