O blog da 20ª Fenadoce (http://www.fenadoce.com.br) informa que com o projeto de Identificação de Procedência os Doces de Pelotas passam a portar um Selo de Autenticidade, diferenciando-se ainda mais no mercado e garantindo proteção contra imitações. Mais que isso, a certificação também é uma forma de proteger a tradição e a cultura pelotense.
Quem ganha com isso são os produtores da região, que garantem o seu sucesso comercial e, principalmente, o consumidor que passa a ter certeza de estar consumindo um produto que mantém rigorosamente as características de suas receitas originais e, é claro, o sabor inconfundível do Doce de Pelotas.
Entre os exemplos de sucesso desta medida legal estão os charutos de Cuba, os vinhos do Porto e o champagne, o vinho branco espumante exclusivo da região de Champagne, na França, todos protegidos pelo selo de autenticidade como garantia da qualidade reconhecida do produto.
A iniciativa vem em boa hora, aliás, na medida que, de uns tempos para cá, muitos doces apresentados como "de Pelotas" passaram a ser produzidos (aqui e em todo lugar) sem um mínimo de critério e respeito à tradição de nossas doceiras. O leite condensado e o chocolate incrementaram uma nova linhagem de doces que, não obstante nenhuma relação guardem com os típicos Doces de Pelotas, passaram a com eles conviver nas bandejas das doçarias.
Pior que isso, ainda, vem sendo a comercialização de doces batizados com designações que se chocam com a nobre procedência dos verdadeiros Doces de Pelotas. A certificação, por isso, servirá também para evitar, definitivamente, que uma "lata de lixo" ou um "nariz entupido" seja confundido com qualquer dos autênticos doces locais.
Acima temos dois exemplares de "modess usado" (doce de coco com geleia de morango e calda de água de bacalhau), que vem sendo apresentado indevidamente como Doce de Pelotas. Na verdade, trata-se de iguaria que nada tem a ver com nossos doces, tendo sido criado na vizinha Rio Grande (e atribuído às nossas doceiras com o especial intuito de vingança tão inerente ao povo do além-São Gonçalo, que jamais perdoará o fato de nossos ancestrais mandarem seus filhos estudar na Europa - de onde retornavam fazendo beicinhos e bem-casados).
"Modess usado" com calda de água de bacalhau!!! mais um original do BF, pra enlouquecer a galera, para perder o apetite de além-São Gonçalo.
ResponderExcluirRecuse imitações, sêlo de qualidade neles!
A ADEG ( Admnistração dos Estádios da Guanabara ) informa: sai sêlo com circunflexo do tempo em que o Estado se chamava Guanabara, entra selo sem circunflexo do tempo que não existe mais o Maracanã do futebol-arte, que recebia em suas 4 linhas : Felix; Oliveira, Galhardo( Silveira ), Assis e Marco Antonio; Denilson e Didi; Cafuringa, Samarone ( Claudio ), Flavio Minuano (Mickey) e Lula.
ResponderExcluirCampeão da Taça de Prata de 70.
Tandandam,dandam... (fundo musical do Canal 100) - o famoso quibuniiiitué.
ResponderExcluir