terça-feira, 25 de agosto de 2015

Etiqueta na prática (by Célia Ribeiro, no Donna de domingo passado)

Como comer alcachofra
 
Estamos em plena temporada da colheita de alcachofra, de agosto a dezembro, quando é mais difícil de encontrá-la nos supermercados. Essa hortaliça pode entrar em cardápios mais refinados, servida em pratinhos individuais com molho de manteiga ou de azeite e vinagre ao lado. Originária do sul da Europa e do norte da África, foi introduzida na França por Catarina de Médicis, quando se casou, em 1553, com o futuro rei francês Henrique II.
 
Etiqueta
 
As folhas de alcachofra são retiradas delicadamente, uma a uma, com as pontas unidas dos dedos polegar e médio, e passando-as pelo molho antes de levá-las à boca. A alcachofra possui um centro mais rijo - o coração -, saboreado com um garfinho, e não cortado.



 
(Ah, a etiqueta! Como viver sem ela?)
Fundamental fazer exatamente como Catarina (bisavó do Gen. Emílio Garrastazu) ao introduzir a alcachofra.
Nunca esquecer o fundamental detalhe prévio: usando as pontas unidas dos dedos polegar e médio, passar a parte mais rija da hortaliça na manteiga. Delicadamente, que é chique.

Um comentário:

  1. Pra ser sincera, nunca comi alcachofra... Mentira, comi pizza de alcachofra e gostei, conta? Só não comi foi por falta de oportunidade mesmo... Também nunca vi em restaurantes (dos comuns, né?! não sou chique...rs).

    http://nomundodafrancine.blogspot.com

    ResponderExcluir