terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Gusanos


       A blogueira cubana Yoani Sánchez é colaboradora do Instituto Millenium, entidade financiada por um grupo de grandes empresas de comunicação (Estado de São Paulo, Abril e RBS) e de outros setores (Gerdau, Vale, Suzano, entre outras), para defender os valores liberais no Brasil. Entre eles, segundo informa o site da entidade, destacam-se a eficiência, a economia de mercado, a responsabilidade individual, a propriedade privada e a meritocracia.
      Apresentada como webmaster, articulista, editora do portal “Desde Cuba” e criadora do site “Generación Y”, Yoani Sánchez faz parte do seleto grupo de colaboradores do Millenium que reúne nomes como Reinaldo Azevedo, Denis Rosenfield, Ali Kamel, Merval Pereira, Marcelo Madureira, Carlos Alberto Sardenberg e Carlos Alberto Di Franco, um dos integrantes mais ilustres da Opus Dei no Brasil.
        Apesar de se apresentar como “apartidário”, o Instituto Millenium teve uma participação ativa na campanha presidencial de 2010 no Brasil. Em março daquele ano, em seminário promovido pelo instituto em São Paulo, representantes de grandes empresas de comunicação do país afirmaram que o PT é um partido contrário à liberdade de expressão e à democracia e que, se Dilma fosse eleita, o “stalinismo seria implantado no Brasil”. “Então tem que haver um trabalho a priori contra isso, uma atitude de precaução dos meios de comunicação. Temos que ser ofensivos e agressivos, não adianta reclamar depois”, disse na época o ex-cineasta Arnaldo Jabor.

Este texto encontra-se publicado no cartamaior.com.br. Cheguei até ele via facebook, compartilhado que foi pelo Juarez Fuão. Vale a pena ler mais sobre o assunto, no mesmo site, especialmente o que disse a respeito o Fernando Morais.

2 comentários:

  1. O blog dessa espiã pode ser lido em 18 línguas diferentes. Quanto custa para traduzir um blog para 18 idiomas ? De onde saem os recursos para isso ? De anunciantes não vem.
    A alegada entrevista que a blogueira (espiã) com Obama, que lhe rendeu repercussão planetária, foi respondida pelos funcionários do escritório americano em Havana (segundo Fernando Moraes) e não por Obama.
    Tirem as patas de Cuba!!!

    ResponderExcluir
  2. Assim como em Cuba a imprensa é oficial, aqui o sistema RBS/Globo é a imprensa oficial do capitalismo, do agronegócio, do mercado, dos interesses ideológicos dos EUA e da Opus Dei.
    A opinião única da família Marinho Sirotsky prevalece, as "famiglias" que dominam a opinião pública não tem do que se queixar, ao deter 80% do mercado publicitário.
    Marco regulatório já !

    ResponderExcluir